água radioactiva - translation to
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

água radioactiva - translation to

Contaminação radiactiva; Contaminação radioactiva; Acidente radiológico

água-marinha         
  • 200px
MINERAL
Água marinha; Água Marinha
{f}
- аквамарин
água marinha         
  • 200px
MINERAL
Água marinha; Água Marinha
аквамарин
água-viva         
ANIMAL MARINHO
Água Viva; Água-Viva; Águas vivas; Água viva; Água Viva (álbum)
{f}
- проточная вода

Definition

Água-viva
f. Açor.
O mesmo que alforreca.

Wikipedia

Contaminação radioativa

Se denomina contaminação radioativa ou contaminação nuclear à presença não desejada de substâncias radioativas no meio ambiente. Esta contaminação pode vir de radioisótopos naturais ou artificiais.

A contaminação radioativa acontece a partir de isótopos radioativos que existem na crosta terrestre desde a formação da Terra ou dos isótopos que são gerados continuamente na atmosfera pela ação dos raios cósmicos. Quando estes radioisótopos naturais se encontram em concentrações mais elevadas que as concentrações encontradas na natureza (dentro da variabilidade existente), se pode falar de contaminação radioativa. Exemplos destes radioisótopos podem ser o 235U, o 210Po, o radônio, o 40K ou o 7Be.

A contaminação nuclear acontece através de radioisótopos artificiais, que são os radioisótopos que não existem de forma natural na crosta terrestre, sendo gerados através de atividade humana. Neste caso a definição de contaminação é menos difusa que no caso dos radioisótopos naturais, já que sua variabilidade é nula, e qualquer quantidade poderia ser considerada contaminação. Por isso se utilizam definições baseadas nas capacidades técnicas de medida destes radioisótopos, de possíveis ações de limpeza ou de dano, que podem causar nas pessoas ou ao meio ambiente. Exemplos destes radioisótopos artificiais podem ser o 239Pu, o 244Cm, o 241Am ou o 60Co.

É comum confundir a exposição externa às radiações ionizantes (p.ex. em um exame radiológico), com a contaminação radioativa. É útil neste último caso pensar em termos de sujeira quando se fala de contaminação. Como a sujeira, esta contaminação pode ser eliminada ou diminuída mediante técnicas de limpeza ou descontaminação, enquanto que a exposição externa uma vez recebida não pode ser diminuída.